Você é alienado?

“O homem alienado é o homem desprovido de si mesmo. Se a história distancia o homem do animal, a alienação re-animaliza o homem.” – Wanderley Codo, em O Que é Alienação.

Alienação é quando uma pessoa perde a sua capacidade de pensar e transfere todas as responsabilidades da coletividade a terceiros, tornando-se indiferente política, social, cultural, moral ou intelectualmente. A pessoa anula a si mesmo e a tendência é se tornar escrava do sistema social em que vive.

Uma pessoa torna-se alienada, quando ela dá mais atenção a conteúdos inúteis e ou acredita em informações que lhe são passadas, sem questioná-las, tornando-se, desta forma, preguiçosa para pensar, conformada e condenando, não só sua própria vida, como também, a vida das outras pessoas do seu meio social.

Pessoa nulaUm dos principais agentes alienantes da massa é a mídia (emissoras de comunicação, que administram jornais, revistas, emissoras de rádio, TV e portais de internet) que:

  1. Com seu falso jornalismo, não informa e não investiga, ignorando informações importantes para a sociedade e só divulgando informações pré-estabelecidas e parciais.
  2. Faz as pessoas se sentirem idiotas por não terem votado em um candidato “político perfeito”, como se realmente existisse alguém assim ou como se as eleições e a política representativa funcionassem de fato.
  3. Está sempre afirmando que vivemos em uma democracia, mesmo os políticos não nos representando e o voto sendo obrigatório assim como o serviço militar.
  4. Manipulam informações e transformam heróis em vilões e vilões em heróis. As manifestações sociais públicas, por interromperem o funcionamento da cidade, geralmente seus integrantes são apresentados como vilões.
  5. Incentiva individualismo e o consumismo desenfreado, principalmente de carros e põe a culpa do trânsito caótico nas pessoas, mesmo existindo tecnologia de carros autônomos que reduziriam o tráfego e levariam à taxa de acidentes a zero.
  6. Desvia a atenção das pessoas com BBBs, novelas, reality-shows, futebol, carnaval, notícias sensacionalistas e amedrontadoras enquanto cada político, igualmente como a própria mídia, faz seus trabalhos sendo empregado exclusivo de bancos e grandes corporações.
  7. Não informa sobre as altas tecnologias que poderiam libertar a humanidade do dinheiro, da competição, das doenças, da maioria dos crimes e da escravidão de trabalhos repetitivos, pois as grandes corporações compram essas tecnologias e as engavetam para manter seus lucros e dominação.
  8. Desmoraliza o comunismo, socialismo e a anarquia, exaltando dessa forma o regime capitalista que realmente significa monopólio no mais puro conceito da palavra.
  9. Apresenta motivos mentirosos para justificar guerras que nada mais são do que saques em países petrolíferos, reaquecendo o capitalismo através de indústrias armamentistas e de reconstrução.
  10. Conseguiu impor o materialismo na maior parte do mundo, invertendo os valores de forma que as coisas valem mais do que as pessoas.
  11. É o braço direito da elite rica e dominadora.
  12. Dita praticamente tudo: padrões de beleza, moda, modo de vida, cultura, tendências, ideias e conceitos.

Outro agente alienante é a religião que:

  1. Conforta, conforma e vicia as pessoas como se fosse uma droga, fazendo-as ignorar os problemas sociais e prometendo vida feliz e justa, somente após a morte, caso ajam de acordo com suas doutrinas.
  2. Raramente seguem as premissas cristãs de ajudar o próximo, pois se perdem em seus templos, rituais e dízimos.
  3. Funde seus ideais à política representativa, lançando seus candidatos e contribuindo para tudo ficar como está, sem mudanças.
  4. Angaria fiéis usando a mídia com seus métodos alienantes.

A educação convencional também é um agente alienante, pois ela:

  1. Molda e padroniza crianças, formando, assim, indivíduos preconceituosos com relação a tudo que saia do padrão estabelecido pelo sistema social. Tornam-se incapazes de pensar diferente.

Mas afinal, por que governos, mídias e religiões querem que você seja uma pessoa nula socialmente?

Simples, você é um escravo da elite dominante e ela suborna governos, mídias, religiões e faz tudo que for possível para continuar assim. A elite não quer perder, de forma alguma, seu poder e luxos garantidos pela exploração do seu sofrimento através do sistema financeiro. A elite te controla, porque você consente.

Estima-se que essa elite representa, no máximo, 1% da população mundial e inclui oligarcas do petróleo, banqueiros, políticos, megaempresários, magnatas da comunicação, bispos, latifundiários e outros poderosos.

Soluções

  1. Desligue a TV.
  2. Questione a veracidade das informações que lhe foram passadas. Geralmente quem é retratado como vilão pela mídia convencional há grandes chances de ser o herói. Pense por você e tire suas próprias conclusões.
  3. Informe-se e informe através de meios alternativos como redes sociais, blogs e mídias independentes.
  4. Rejeite totalmente o sistema político. A ilusão da democracia é um insulto à nossa inteligência. Em um sistema financeiro não existe e nunca existiu democracia verdadeira.
  5. Não seja consumista. Pare de comprar porcarias de que você não precisa. O sentimento de que tendo uma coisa te fará mais feliz é falso e é resultado da mídia manipuladora. Você não vai morrer se fizer isso.
  6. Substitua a competição pela cooperação. Temos que pensar no coletivo e deixar o individual de lado. Precisamos de coesão social para criar uma política participativa.
  7. Ignore palavras limitadoras como tradição, conformismo, comodismo, conservadorismo e utopia. Se os grandes cientistas e inventores da nossa história as levassem em consideração, ainda estaríamos vivendo em árvores.
Anúncios

12 comentários em “Você é alienado?

  1. Concordo com absolutamente tudo e gostaria que tudo isto fôsse colocado em prática. Más a grande maioria da humanidade está mergulhada no mar da ignorância, da passividade da comodidade e alienação. E levará milhares de anos ainda para se reverter esta situação.

  2. mas a TV não é só entretenimento? o problema esta em pesar as coisas e na educação familiar e escolar… TV é só TV algo pra se passar o tempo, curtir, nao ser levada como religião, meus pais me ensinaram isso.

    • Não, TV não é só entretenimento, muito pelo contrário. Vendem essa ideia e os alienados simplesmente acreditam sem questionar. Existem programas de informação, como jornais, documentários, culinária e outros programas que geralmente são parciais em fazer a cabeça da massa, impondo ideologias políticas, econômicas etc. As pessoas aceitam como verdade sem pensar. Além disso existem muito mais propagandas, muitas delas sutis, também fazendo a cabeça das pessoas, para que consumam produtos ou serviços, inclusive, embutidos em novelas, reality shows, programas de auditório, esportes, seriados, filmes etc além das propagandas nos intervalos.

  3. um conselho, saber de tudo isso nao te faz melhor ou menos alienado que os outros, por que pensar todos ate pensam, porem seu pensamento nao vale de merda alguma pra mim se ele nao e posto em pratica.

    • Esse é o seu conselho de alienado.

      Levantei essas questões para as pessoas que ainda pensam, questionam e discutem para que possam mudar o mundo para melhor através da conscientização. Isso é colocar em prática.

      Ao que parece você só comentou aqui por ter-se ofendido de eu te jogar algumas verdades sobre seu entretenimento favorito. Continue perdendo seu tempo comprando chuteiras da nike e camisas de times de futebol enquanto seu governo, em conluio com banqueiros e multinacionais, faz de você e sua família, consumidores e escravos felizes do sistema político-econômico para garantir seus luxos.

    • O que está no texto é apenas a verdade. Magoando-te ou não, a verdade ainda é a verdade.
      TVs abertas, como a Globo e o SBT, por exemplo, são as maiores fontes de alienação que você pode encontrar. Quer uma prova? Não meterei o MEU lado político na história, mas antes a Globo apoiava Dilma, fazia propagandas e mais propagandas idealizando tal partido político que ela representava. E sabe o motivo? O PT havia isentado a globo de pagar impostos. Quando a crise apertou, e impostos tiveram que ser cobrados, incluindo da Globo… A história mudou. Não me diga que foi asno o suficiente para perceber a mudança de comportamento da emissora.
      Pessoas que estão em outro nível, só para começo de conversa, não assistem TV aberta, ou não assistem quase nada. Existem canais que estão pouco se lixando para a polícia e afins. E é aí que pessoas que pensam, talvez, se encontram. Ou lendo um livro. Um bom livro é um grande antídoto contra a alienação.
      O que foi dito no texto é a mais pura verdade: nós temos que filtrar as informações que nos são dadas, coisa que pelo visto você não faz. Talvez por ignorância, ou por ter uma mente medíocre, e assim, incapacitada.
      E por falar em livro, cara, acho bom você comprar algum. Sabe, talvez melhore suas argumentações.
      Acho que nem entender a mensagem do texto você entendeu. Só podia ser um típico brasileiro mesmo. Não é a toa que o Brasil se encontra em penúltimo lugar na lista de piores países em interpretação textual.

  4. “Não informa sobre as altas tecnologias que poderiam libertar a humanidade do dinheiro, da competição, das doenças, da maioria dos crimes e da escravidão de trabalhos repetitivos, pois as grandes corporações compram essas tecnologias e as engavetam para manter seus lucros e dominação.”

    Acho que essa relação de causa e efeito está muito distorcida. A solução para tudo isso é educação, e não são as patentes e monopólios intelectuais de algumas empresas que estão aleijando a educação, é algo muito mais profundo, cultural. Quem procura acha – tendo acesso à internet, é muito MUITO fácil se informar a respeito das novidades tecnológicas. Mas o brasileiro sempre negligenciou a curiosidade, prefere usar a internet para Facebook e outras besteiras.

    Culpar as grandes empresas é tapar o sol com a peneira. Uma peneira transparente.

    • Você tem toda a razão. E é justamente isso que está no texto: Educação!
      O problema é que a educação recebida pelas pessoas vem da mídia, religião ou do nosso sistema educacional falido.

      A mídia e a religião manipulam a sociedade de acordo com interesses financeiros. Eles recebem dinheiro para mentir. Já o sistema educacional é um plano antigo para padronizar pessoas, criando conflitos e discriminações de quem queira ser diferente, pensar diferente ou fazer a diferença. Não evolui além disso.

      A culpa é de todos nós por falta de educação, mas como ter uma educação exemplar se nascemos e crescemos em um sistema assim?

      Bancos, grandes empresas, oligarcas do petróleo, latifundiários, herdeiros de grandes fortunas, jogadores da bolsa de valores etc. Todos esses comandam nossas ignorâncias e as nossas vidas. Isso é um fato. Somos presas fáceis. E a menos que deixemos de ser gado, o mundo continuará até que todos os recursos naturais se acabem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s